1 de dezembro de 2012

Considerações sobre o Direito do Trabalho Cá e Lá.


Primeiramente, como responsável pelas publicações relativas às relações de trabalho e de emprego, torna-se oportuno falar sobre a relevância desses temas no blog que estamos a engendrar.

Os temas que serão aqui expostos terão alcance tanto para a parte empresarial quanto para os trabalhadores.

Isso porque, quanto à parte empresarial, sabe-se que, por um lado, grande parte dos custos das empresas são relacionadas à mão-de-obra, mas um bom investimento não pode deixar de investir na contratação de um capital humano capacitado. Por outro lado, os gestores necessitam procurar soluções para cortar gastos nesses tempos de crise a fim de que suas empresas continuem no mercado.

No que se refere ao trabalhador, tem-se que é bastante importante a elucidação de situações que envolvem o contrato de trabalho, e, também, seus contratos de prestações de serviços, bem como as práticas rotineiras das suas funções. Ainda, é preciso que tanto o empregado subordinado, quanto o prestador de serviços autônomo sejam informados a respeito de seus direitos, principalmente diante das novas relações de trabalho que crescem cada vez mais no século XXI e que deixam, pela novidade, muitas dúvidas pendentes.

Nesse contexto e, diante de tantas dicotomias que ainda na atualidade envolvem os tema “capital X trabalho”, essa coluna do blog surge do intuito de dar sugestões, responder a dúvidas e propor idéias que ofereçam mais competitividade a empresas, assim como para oferecer esclarecimentos e também propor práticas de trabalho atuais aos trabalhadores.

Ainda, todos os posts terão uma perspectiva transfronteiriça de acordo com o que o próprio nome do blog nos propõe e, ainda, constarão de uma linguagem simplificada para que todos bem entendam o que será proposto.

Nesse sentido, a linguagem descomplicada possui um significado mais profundo, pois demonstra que, sim, é possível o investimento simplificado fora do país de origem da empresa e que tal recurso pode ser uma saída crucial para o incremento da competitividade negocial.

No que se refere aos trabalhadores, significa que podem e devem abrir os olhos para as diversas formas de trabalho que surgem e que todos podem trabalhar para uma empresa que está situada noutro país, por exemplo. Seus direitos estarão protegidos pelo país que os abrigar profissionalmente.

Em tempos de crise e de desenvolvimento, a palavra de ordem é inovação e o poder é o conhecimento. E é isso, oferecer inovação e conhecimento, que nos propomos a fazer no blog e, em especial, nessa coluna.

Apreciarei o envio de críticas, de sugestões de melhoria, bem como de temas para as postagens futuras.

Espero que gostem e desejo um bom trabalho a todos.

Caroline Coelho
carolcostacoelho@gmail.com